O que o seu lixo diz sobre você?

Gerar lixo parece ser uma uma coisa inerente ao ser humano. São raros os exemplos de pessoas que geram zero de lixo. Faz parte da nossa cultura comprar coisas embaladas e descartas aquilo que não tem uma boa aparência. Isso faz parte do dia a dia das pessoas nas grandes e nas pequenas cidades, nos países desenvolvidos, nos desenvolvimento e nos subdesenvolvidos.

Mas o que me assusta não é a simples produção de lixo, é como as pessoas tratam os resíduos que elas mesmas geram. De um simples papel jogado na rua até os restos de construção. Estive observando nos últimos dias, depois de desmanchar uma escrivaninha, a quantidade de lixo que as pessoas depositam em frente às suas casas.

Não é o pacote de lixo que pessoal da prefeitura coleta (o lixo e os materiais recicláveis), são restos de móveis, restos de podas, eletrônicos  e outros materiais em grande volume. Depois dessa observação, passei a acreditar que as pessoas ou não estão informadas de como funciona a coleta de resíduos em Curitiba ou que acreditam que o lixo, depois de colocado para fora dos seus muros, tem o poder de evaporar.

Esta segunda hipótese está bem clara na minha cabeça. De uma forma geral, as pessoas não se importam com o que acontece do portão para fora.

Muitas das “coisas” (pois não posso chamar de lixo) que são jogadas foras. Existem instituições, por exemplo, que recolhem móveis que deixaram de ser utilizados, televisores velhos, roupas e outros artigos para montarem bazares. Outras muitas coisas, como restos de construções (madeiras, por exemplo), podem ser utilizadas em outras construções. Já os restos de poda podem ser tranquilamente aproveitados dentro do quintal. Existem equipamentos que moem os galhos de poda e assim pode-se usar estes restos como adubo.

É um pouquinho de boa vontade. Manter a cidade limpa não é apenas dever do poder público, é dever de todo mundo que habita o planeta.

Eu fico imaginando como é o interior do quintal da pessoa que deixa o “lixo” este lixo abandonado… Será que o que se faz com pode dizer muito sobre o que uma pessoa é?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: