#PARTIUHORTA – Ciclos de alimentação

Para a comida chegar saborosa em nossas mesas, ela precisa ser bem tratada. Produzir parte do alimento que consumimos em casa nos apresenta novos desafios. Um deles é alimentar a terra na qual as plantas se desenvolvem.

Para isso existe uma solução que é muito fácil de administrar. A criação de minhocas. As minhocas são ótimas parceiras de quem quer ter uma horta orgânica em casa. Elas decompõem e transformam em húmus quase todo o lixo orgânico que geramos em nossas cozinhas.

Elas têm umas frescurinhas que não são muito difíceis de entender. Em poucas semanas, você já está dominando a criação desses bichinhos tão especiais.

Há algum tempo, me interessei pela prática de ter uma composteira em casa. Arrumei alguns baldes e os transformei em minhocasa. Com a doação de algumas minhocas pelo pessoal da Casa da Videira, comecei o meu trabalho com as minhocas.

Devo ter feito alguma coisa de errado naquela época, que as minhocas acabaram morrendo (ou desaparecendo) depois de um tempo.

Ano passado, em conversa com uma amiga do crochê/tricô descobri que ela também tinha esse interesse pela criação desses bichinhos. E, na verdade, já os cria há algum tempo. Algumas minhocas se mudaram e passaram a morar em minha casa. 🙂

E acho que elas se adaptaram muito bem. Tanto se adaptaram que não couberam mais nos baldes. Foi aí que entrou o presente do dia dos namorados!! As minhocas e eu ganhamos uma minhocasa nova! Com mais espaço para a produção de húmus para a horta.

Com o trabalho das minhocas com os restos orgânicos o ciclo de alimentação se fecha. Todo o resto de cascas e folhas (cruas) que não comemos vira alimento das minhocas, que se alimentam e transforma esse alimento em húmus, que se transforma em alimento para as plantas a horta, que vão parar em nossa mesa!

Sem resíduos jogados para serem cuidados por sei lá quem. Sem misturar o que pode virar adubo com o que é lixo de verdade. Reduzindo o desgaste ambiental, porque a coleta não leva um saco cheio de lixo para um aterro (quando vai para o aterro, quando não é jogado em lixões). E com a sensação de que se está fazendo sua pequena revolução diária por um mundo melhor.

Anúncios
Comments
One Response to “#PARTIUHORTA – Ciclos de alimentação”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] semana passada, eu escrevi aqui sobre a nova minhomansão das minhocas. Falei também um pouco sobre este ciclo que os alimentos […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: