#PARTIUHORTA – Dieta balanceada

Na semana passada, eu escrevi aqui sobre a nova minhomansão das minhocas. Falei também um pouco sobre este ciclo que os alimentos fazem: da terra para a mesa – da mesa para a terra, se pensarmos bem resumidamente.

Também comentei que elas tinham algumas frescurinhas na alimentação. Por isso, para esta publicação, resolvi escrever e mostrar por fotos como é que eu faço a seleção de alimentos delas.

Aqui em casa temos dois lixos orgânicos. O primeiro é o que leva todos os restos de comidas cruas, como cascas, folhas e sementes. O segundo leva todos os outros materiais não recicláveis, mas que não podem servir de alimentos para as minhocas.

Neste segundo recipiente, entram, por exemplo, cascas de batata cozida, restos de alimentos cozidos (na verdade, aqui em casa isso quase nunca entra, pois acabamos destinando essa parte para os cachorros, mas quem não tem cachorro deve colocar o que sobra no prato nesse lixo), gorduras e etc.

Observando bem, o lixo gerado pela cozinha em minha casa que é destinado para o aterro sanitário é bem pequeno. É uma questão de consciência, porque é muito fácil fazer.

WP_20150703_12_42_00_Pro

Mas voltando às minhocas… Quando o recipiente que colocamos os restos que vão para a compostagem, eu faço uma rápida seleção. Às vezes, alguns alimentos não permitidos, vão parar ali. São cascas de frutas críticas, como a laranja, uma coroa de abacaxi, alho e cebola… Esses alimentos cítricos podem desequilibrar o pH da compostagem e também queimar (não sei se essa é a palavra correta) a pele das minhocas californianas.

WP_20150703_12_48_56_Pro

Separados os alimentos, coloco os alimentos delas na composteira e depois cubro com uma bela camada de folhas secas.

WP_20150703_12_49_51_Pro

Sério! Não é difícil fazer isso. Não leva mais do que dez minutos e a mudança de hábito dentro de sua cozinha. Aliás, a mudança de hábito é a grande questão. É como separa o que realmente é lixo do que é reciclável. Não dói e ainda sua consciência vai estar leve por não estar jogando mais um problema para o mundo.

No seguinte link, você pode conferir mais algumas dicas sobre as composteiras

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/849-saiba-o-que-deve-e-o-que-nao-deve-ir-para-a-composteira.html

Se quiser, pode deixar perguntas aqui nos comentários que, se eu não souber responder, faço questão de ir procurar a resposta.

 

OBS.: Acabei deixando uma informação passar… as cascas de laranja e os outros alimentos que não vão para as minhocas, vão para uma segunda composteira que não tem minhocas e também se transformam em adubo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: